Documento de Posição Oficial (DPO)

Sejam bem-vindos novamente, senhorxs delegadxs! Nosso debate é daqui um mês! Estão ansiosos? Nesse post fresquinho pós preview a gente veio falar um pouco sobre os DPOs.

Os DPOs são os Documentos de Posição Oficial, que cada um de vocês deverá (obrigatoriamente) entregar para a mesa diretora. Esse documento tem por objetivo facilitar e disponibilizar a sua posição, enquanto delegação, sobre determinado assunto (no caso do nosso debate, sobre a manutenção da missão de paz). Detalhe para o negrito! O documento deverá expressar a sua posição enquanto delegação, e não sua posição pessoal. Lembre-se disso e faça uma pesquisa profunda sobre a posição oficial da sua delegação.

Esse documento ficará disponível para que todxs xs delegadxs possam acessá-lo nos dias do debate para se inteirarem da sua posição (e da posição dos outros delegados) diante da discussão, por isso é tão indispensável que todxs vocês redijam um bom documento. Para isso, vamos dar algumas dicas para que vocês elaborem os seus DPOs:

  • O formato do documento é de no máximo uma lauda, com fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12;
  • Faça um pequeno cabeçalho contendo o nome da sua delegação, do seu comitê, o seu nome, e o nome de sua escola;
  • Procure o brasão de armas da sua delegação e o posicione no canto superior direito. Também é uma boa posicionar a bandeira do país no canto superior esquerdo;
  • Por fim, coloque uma marca d’agua com o símbolo da ONU.

Além disso, se você tem dúvidas sobre o que escrever no seu DPO, aqui vão algumas dicas:

  • Faça uma breve introdução histórica da posição da sua delegação sobre a temática. Não são necessárias informações que não são pertinentes à temática da discussão, por exemplo, informações como PIB, dados do país, etc;
  • Explique como a sua delegação afeta/altera a temática de discussão;
  • Se possível, inclua citações de líderes da sua delegação sobre temas parecidos ou iguais;
  • Mencione, também, as expectativas da sua delegação sobre as propostas de resolução do debate.

Mesmo com essas dicas, esses pontos não são obrigatórios. Você pode montar seu DPO da maneira que desejar, desde que seja um documento pertinente.

Depois dessas dicas, esperamos que consigam montar um DPO de qualidade e que nosso debate seja aproveitado ao máximo! Qualquer dúvida, não hesitem em nos contatar! Até a próxima!

Equipe CPSUA-CSNU

*Dica: para adicionar a marca d’agua no Word, primeiramente faça o download da imagem do símbolo da ONU. Depois, clique na aba “design”; no canto direito aparecerá a opção “Marca d’agua”; vá em “personalizar marca d’agua”, selecione “marca d’agua de imagem” e selecione a imagem que baixou. Prontinho 😊!

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