O CSNU vai poder usar o veto?

Olá senhorxs delegadxs!! No nosso último post antes do nosso evento viemos aqui responder a questão que vocês mais devem estar se perguntando. Afinal, se tem CSNU, então vai ter veto? Como ele vai funcionar?

Bom, sem grandes delongas: sim!! Teremos o tão amado e esperado veto. Porém ele não vai acontecer da maneira tradicional. E nesse post vocês vão entender o porquê.

Primeiro, é preciso deixar claro que não estamos trabalhando esse comitê da maneira como ele ocorre na realidade, pois na reunião anual entre CPSUA e CSNU cada um desses órgãos possui uma competência diferenciada. O CPSUA é responsável pela produção da proposta, ou seja, ele apresenta as recomendações que ele acredita serem essenciais para a resolução da questão debatida, enquanto o CSNU fica com a missão de votar essa proposta, ou seja, toma a decisão final e, portanto, os 5 membros permanentes podem utilizar do veto. Contudo, na nossa simulação os membros do CPSUA e do CSNU trabalharão em conjunto para escrever e votar a proposta de resolução.

OK, então como vai funcionar o veto?

Como dito anteriormente, apenas 5 dos 15 membros do Conselho de Segurança possuem o poder de veto – China, EUA, França, Reino Unido e Rússia – assim, eles podem travar toda uma negociação com apenas uma palavra, e nós sabemos como isso pode ser muito legal quando é você que está nessa posição. Então, de modo a fazer com que vocês realmente debatam e não caiam na famosa “se não fizer o que eu quero eu vou vetar” colocamos uma condição especial para o veto poder acontecer: será preciso que pelo menos 3 membros permanentes do CSNU expressem o veto para que ele seja válido. Assim, no momento da votação, os 5 também poderão se pronunciar como “veto”, além dos convencionais “contra”, “a favor” e “abstenção”.

Esperamos que vocês estejam empolgados e tenham estudado muito!! Não esqueçam de conferir a programação no Instagram oficial do MINIONU Poços de Caldas. Qualquer dúvida, entrem em contato conosco que ainda dá tempo. Nos vemos na sexta!!

Equipe CPSUA-CSNU

Deixe um comentário